
Eu sou apaixonada por massas, acho que a essa altura você já deve ter percebido. Não atoa meu primeiro infoproduto foi um curso sobre massas.
Enfim, aqui vou ensinar você a fazer esse Spaghetti com camarões e tomates em vinho branco incrivelmente delicioso, e super dimples e fácil de fazer.
Esse prato é o equilíbrio perfeito da doçura do camarão com o umami do tomate, acidez do vinho branco e frescor do manjericão fresco envoltos pelo spaghetti.
Bem, vamos aos ingredientes, fique a vontade para fazer substituições como o tamanho do camarão, tipo do tomate ou tipo de massa. Já substituições mais drásticas como usar orégano desidratado no lugar do manjericão ou não usar vinho, é por sua conta e risco!
De toda maneira, para essa receita especifica recomendo massas longas já que se trata de um molho mais leve e líquido.
Ingredientes
200g spaghetti
200g camrões (2 xícaras)
2 dentes de alho picados ou ralado
1 xícara tomate picado
50g parmesão (1/2 xícara)
2 colheres sopa vinho branco seco
1 colher sopa manjericão picado + folhas para guarnição
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Água do cozimento da massa (aproximadamente 1/2 xícara)
Modo de preparo
Comece colocando água para ferver em uma panela grande, quando levantar fervura e somente quando levantar fervura acrescente um bom bocado de sal e o sphagetti para cozinhar. Logo quando colocar misture a massa para evitar que uma grude na outra.
Uma regrinha de maneira geral para cozinhar massas é 1 litro de água e 1 colher chá de sal para cada 100g de massa seca.
Lembre-se de verificar na embalagem o tempo de cozimento recomendado para que fique perfeitamente al dente e reservar um pouco da água do cozimento que já já você vai usar!
Em uma frigideira em fogo alto com azeite sele os camarões já temperados com sal e pimenta do reino, cerca de 2 minutos de cada lado e reserve.
É de extrema importância que o azeite já esteja beeeeem quente para que esses camarões selem, ficando com aquela crosta bonita por fora e suculentos por dentro. Se a sua panela for pequena, ou for fazer em uma quantidade maior, sele os camarões aos poucos para evitar que a temperatura da panela abaixe demais e os camarões emborrachem. Lembre-se: frutos do mar em geral são proteínas extremamente delicadas e sua cocção é rápida.
Nessa mesma frigideira, coloque um pouco mais de azeite, abaixe o fogo, acrescente o alho e o manjericão cortado, refogue até que comece a dourar.
Muita atenção nessa etapa, alho queima super fácil!
Acrescente o vinho e aumente o fogo, acrescente então o tomate, uma pitada de sal e misture bem, cozinhe até que o tomate comece a amolecer, cerca de 4 minutos.



Agora é hora de juntar o spaghetti cozido al dente, os camarões, um pouco da água do cozimento, vá misturando e acrescentando o parmesão aos poucos.
Muito importante ir acrescentando o parmesão aos poucos para que não vire uma pelota de queijo, e sim que ele emulsione ao molho, ficando assim levemente cremoso.



Finalize com folhas de manjericão, ajuste o sal e a pimenta do reino, se necessário.
Sirva quente!
Serve 2 pessoas

Deixe um comentário